DISSENTING WINDOWS

May 11, 2020

O projeto Dissenting Windows é uma leitura sonora do impacto do coronavírus na cultura urbana, do ponto de vista da cidade de São Paulo (SP, Brasil). A fim de estudar a potência do som como marcador social e indicador político e ideológico, iniciamos um processo de captação coletiva e distribuída em 10 diferentes pontos da cidade. Os áudios são registrados três vezes ao dias e também nos momentos de protesto que são feitos a partir das janelas.

O conjunto dessa documentação sonora alimentará uma instalação e/ou uma plataforma on-line que visa dar visualidade e geografia às informações coletadas. A heterogeneidade social da cidade de São Paulo e as particularidades "negacionistas" da presidência de Jair Bolsonaro sobre a realidade da pandemia, impuseram às inéditas condições de isolamento social, características que se tornavam visíveis na nova paisagem sonora da cidade.

Nos bairros centrais, os ruídos da infraestrutura urbana foram substituídos pelo canto de pássaros. Contudo, a 30 km dali, na periferia, a música, os encontros na rua, a impossibilidade do teletrabalho e a proximidade com as diretrizes do bolsonarismo expressaram que o som da cidade revela não apenas marcadores sociais, mas no caso brasileiro, indicadores políticos e ideológicos. Momento revelador são os protestos nas janelas, às 20h30, quando, na impossibilidade de ir às ruas, os habitantes recorrem às panelas para protestar.

Nos fins de semana, são comuns as carreatas dos apoiadores do governo, que se manifestam de dentro de seus automóveis. A resposta das janelas é frequente e reveladora de nossas contradições, indicando que o mapeamento sonoro pode funcionar como um metodologia para pensar o urbanismo a partir do Sul Global.

Escute aqui os áudios:

GRUPO

Aline Alves Nakamura
Ana Paula Alves Leal
Bruno Seravali Moreschi
Giselle Beiguelman
Helena Cavalheiro
Iago Vieira Santos
Icaro de Abreu
Laura Salerno
Livia Debbane
Luciana Moherdaui
Marcos Assis Piffer
Maria Claudia Levy
Matheus da Rocha Montanari
Paula Monroy
Sandra Kafka
Vinicius Santos Almeida

Como são os sons da cidade na quarentena?. Jornal da USP, 27 de abril de 2020

Jornal da TV Cultura, 22 de abril de 2020

Com Emicida, podcast discute o silêncio e o ruído na quarentena, Podcast Expresso Ilustrada, 16 de abril de 2020

Artistas gravam sons das cidades que ficaram desertas por causa do coronavírus. Folha de S. Paulo, 11 de abril de 2020.

LATEST POSTS

DISSENTING WINDOWS

May 11, 2020

SXSW: DISNEYLÂNDIA DE PALESTRAS

Mar 19, 2019

AUX DONNÉES, CITOYENS!

May 4, 2018

STORYTELLING E INTERNET DE VÁRIAS COISAS

Oct 15, 2015

A BASE PARA UM ROTEIRO TRANSMÍDIA PERFEITO

Jul 10, 2015

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

Sep 9, 2014

ATRIZ, MODELO E MANEQUIM

Aug 12, 2013