No Brasil, existem 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. 7% delas têm algum tipo de deficiência motora. Apesar de um usuário de cadeira de rodas ser capaz de dirigir um carro adaptado, quando vai às ruas, é onde ele enfrenta de verdade os obstáculos. A falta de acessibilidade é impressionante, mesmo nas principais cidades brasileiras.
Em parceria com a agência GTB (WPP) e Code Studio, a Ford Brasil redesenhou o tapete do porta-malas do Ecosport, a fim de otimizá-lo, dando-lhe uma nova função: uma rampa portátil para motoristas com deficiência. Para usar, o motorista só precisa pegar o tapete de acessibilidade no porta-malas, dobrá-lo, colocar na parte de trás da cadeira de rodas e usá-lo sempre que necessário.
O tapete de acessibilidade também possui sensores e um microprocessador que envia sinais Bluetooth para o celular do usuário de cadeira de rodas toda vez que ele é usado. Um aplicativo e um site coletam esses dados, apontando os locais que precisam de acessibilidade. Desta forma as autoridades locais podem verificar essas informações e fazer algo para tornar a cidade mais acessível.
O Ecosport foi escolhido por ser o veículo Ford mais vendido para motoristas com deficiência. A idéia é desenvolver diferentes tapetes de acessibilidade para todos os carros da Ford.
Muito mais do que uma campanha, o desenvolvimento de produto foi desenvolvido por seus inventores Icaro de Abreu, Vinny Couto e Rodrigo Lima e contribuições de Michelle Simões e Billy Saga, que ajudaram a desenvolver o tapete de acessibilidade durante todo o seu desenvolvimento.
O lançamento do tapete de acessibilidade aconteceu no dia 23 de outubro de 2018 no Brasil.